quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Agências de viagem ganham análise de competividade

Desde semana passada, o turismo brasileiro tem acesso a uma importante ferramenta que ajudará no desenvolvimento de ações para ampliação da competitividade do setor de agenciamento de viagens. Trata-se da Análise Geral da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro. Resultado de uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Abav para promover o desenvolvimento do turismo no Brasil, o estudo tem como base dados de uma iniciativa inédita para o setor, chamada Matriz de Competitividade.

Desenvolvida com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas, a matriz oferece aos empresários do agenciamento turístico, uma visão clara sobre sua posição no mercado, ou seja, suas vantagens e desafios em relação aos concorrentes.

“A matriz representa um termômetro global do mercado de agenciamento turístico brasileiro e também um diagnóstico individual da competitividade das empresas”, destaca o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

O levantamento compila 967 empresas do setor que responderam a pesquisa, aplicada por meio de questionário online nos portais da Abav e do Sebrae. A avaliação levou em consideração os recursos disponíveis por esses negócios para o alcance da competitividade em relação a sete dimensões: administração financeira; planejamento e gestão estratégicos; processos de aprendizagem; produtos e serviços; promoção e vendas; recursos humanos; e tecnologia da informação.

A partir dos dados, as agências foram classificadas em quatro níveis (de 1 ao 4), de acordo com os indicadores de competitividade. Os resultados individuais serão conhecidos apenas pelas empresas participantes da pesquisa. Já os dados gerais dão uma amostra sobre a situação competitiva, por estado e região, além de considerar o perfil dos empreendimentos, tipo de empresa, tempo de operação e número de funcionários.

“É uma ação pioneira para o setor, que permitirá ao Sebrae e à Abav, um melhor direcionamento de suas ações de apoio às micro e pequenas agências do país, para o desenvolvimento do seu potencial competitivo”, ressalta a gestora nacional do programa pelo Sebrae, Valéria Barros.

Os empresários do setor de agenciamento e operações turísticas ocupam posição fundamental, enquanto elo da extensa cadeia produtiva que engloba um emaranhado de empresas ― hotéis, companhias aéreas, locadoras de automóveis, restaurantes ― um total de 52 segmentos da economia, empregando cerca de 50 mil profissionais diretamente e mais de 100 mil indiretamente.

Para auxiliar as empresas nesse processo de direcionamento estratégico e ganho de vantagem competitiva, o Sebrae e a Abav elaboraram um conjunto de ações e cursos que estão disponíveis nos portais das duas instituições: abav.com.br e sebrae.com.br.

Fonte: http://www.tribunatp.com.br

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