
O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, entrega o prêmio de Segundo Maior Prefeito Empreendedor do Estado RJ ao prefeito de Búzios, Mirinho Braga
Em cerimônia realizada ontem no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio, o Sebrae RJ juntamente com o Governo do Estado, elegeu o prefeito de Búzios Mirinho Braga como o segundo maior prefeito empreendedor do Estado RJ.
O prefeito também recebeu das mãos do presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto, o prêmio de Destaque Temático “Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual”, em reconhecimento à melhor política municipal de estímulo à formalização de empreendedores e empreendimentos. Satisfeito por entregar o prêmio ao prefeito de uma cidade que frequenta e onde se sente bem acolhido, o presidente do Sebrae destacou a beleza do litoral buziano e o trabalho realizado por Mirinho Braga, a quem chamou de amigo.
Em seu discurso, o prefeito de Búzios agradeceu o empenho dos secretários municipais, que integraram as ações de maior relevância para que a cidade alcançasse o patamar de destaque na premiação. Em especial à secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que se dedicou bastante à questão da formalização de novos empreendedores individuais. Mirinho também citou a campanha do setor de turismo que atualmente divulga Búzios para países como Chile, Uruguai e Argentina.
- Acabei de chegar da Argentina onde nossa secretaria de Turismo desenvolve a campanha “Visite Búzios – Calor y Playa Todo El Año”. Investimos bastante para ampliar nosso mercado turístico, pois assim geramos oportunidades para geração de negócios, emprego e renda para toda a população. É uma satisfação muito grande receber este prêmio, pois é o próprio reconhecimento de todo este esforço – concluiu o prefeito.
Os vencedores de Melhor Projeto e de cada Destaque Temático, concorrerão na etapa nacional, que será realizada no dia 15 de maio, em Brasília.
Sessenta e cinco municípios se inscreveram para o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na modalidade de Melhor Projeto, o primeiro lugar ficou com a prefeitura de Três Rios, o segundo lugar ficou para o município de Armação de Búzios e o terceiro para Rio das Ostras. Seis municípios foram vencedores nos Destaques Temáticos: Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual (Armação de Búzios); Crédito e Capitalização (Silva Jardim); Lei Geral Municipal (Três Rios); Médios e Grandes Municípios (Rio de Janeiro); Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável (Rio de Janeiro) e Promoção do Desenvolvimento Rural (Itaguaí).
Ações ambientais e de apoio à geração de renda são destaque em Búzios
Entre as principais ações analisadas pelo Sebrae em Búzios, estão programas como o de apoio à coleta seletiva de lixo, que organizou catadores e cooperativas criando Eco Pontos para recolhimento de material reciclável. Além de fortalecer a geração de renda para famílias envolvidas com a atividade, a longo prazo o programa também ajuda a reduzir custos do município com o lixo, uma vez que contribui para a redução dos resíduos sólidos encaminhados para a usina de tratamento. A atividade da Maricultura desenvolvida em parceria com associações de pescadores é mais um exemplo de ação bem sucedida na geração de oportunidades e renda. Este mês, pescadores de José Gonçalves já estão colhendo cerca de 3 toneladas de mexilhões, criados na fazenda marinha montada pela Prefeitura. A atividade chamou a atenção por envolver também o trabalho da família, uma vez que mulheres e filhas dos pescadores transformam as conchas de mexilhões em produtos de artesanato que são vendidos aos turistas.
Na área de Gestão, a implantação da Lei Geral de apoio as micro e pequenas empresas e ao Empreendedor Individual, e medidas como a criação da Sala do Empreendedor, mereceram destaque. Entre demais ações, o projeto Cidade Inteligente Búzios, que prevê uma nova realidade energética para o município, mais eficiente e econômica, envolvendo inclusive formas alternativas de geração de energia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário