Em seguida à cerimônia de entrega desta importante obra de saneamento, Minc e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, participaram do lançamento do Programa Coleta Seletiva Solidária em Búzios, que visa a dar correta destinação ao lixo da região, com o aproveitamento dos materiais recicláveis.
Segundo o secretário do Ambiente, as obras representam um avanço do Pacto pelo Saneamento no Rio de Janeiro. A Região dos Lagos é a única região do interior do estado que já possui de 75% a 80% de cobertura de saneamento.
Toda a estrutura de saneamento, que já está em operação, é composta por 466 metros de interceptores que, somados a 132 metros de linhas de recalque, captam 25 litros de esgoto por segundo. O esgoto é bombeado para uma estação elevatória construída em Manguinhos e direcionado, através de rede de aproximadamente 1,8 quilômetro, para tratamento na ETE de Búzios, no bairro São José.
Minc, a presidente do Inea, Marilene Ramos, o subsecretário estadual do Ambiente, Luiz Firmino, e o prefeito de Búzios, Mirinho Braga, fizeram uma visita técnica à estação elevatória do bairro Cem Braças.
Segundo Marilene Ramos, o sistema de tratamento de esgoto inclui ainda uma estrutura de interceptação nas saídas de águas pluviais nas praias de Manguinhos, dos Ossos, João Fernandes e Geribá, constituídos por grandes filtros, para receber a água das chuvas. Evitará, assim, o carreamento de matéria orgânica e resíduos para as areias dessas praias, formando as indesejáveis línguas negras. Os filtros retêm a sujeira, permitindo apenas a passagem de água limpa.
Projetos sociais
Após a vistoria técnica, Minc, Marilene Ramos e o prefeito Mirinho Braga participaram do lançamento de dois programas sociais: o de Coleta Seletiva Solidária, que visa a dar a correta destinação ao lixo com aproveitamento dos materiais recicláveis, e o AGente das Águas, que têm como objetivo garantir o equilíbrio dos ecossistemas dos rios que abastecem a região.
Ambos envolvem agentes comunitários e a população nas decisões, gestão e vigilância quanto ao andamento. Iniciativa da SEA e do Inea, com apoio da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o Programa Coleta Seletiva Solidária atendeu, até outubro de 2011, 43 municípios. Com o apoio do programa, cerca de 500 toneladas de materiais recicláveis são comercializadas mensalmente.
Jornal do Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário