quinta-feira, 15 de março de 2012

FORLAGOS atrai atenção do Governo do Estado para a Região dos Lagos


Aconteceu no dia 14 de março, em Búzios, o Forlagos, Fórum de Desenvolvimento Econômico da Região dos Lagos. No evento estiveram presentes autoridades da Região dos Lagos, como os prefeitos de Búzios e Arraial do Cabo e o Chefe de Gabinete de Cabo Frio, Alfredo Gonçalves, representantes de Casimiro de Abreu, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, Macaé, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Araruama e Saquarema os Secretários de Turismo e de Esporte e Lazer de Cabo Frio, Paulo Massa e Elizeu Pombo, a gerente-regional do SEBRAE, Ana Cláudia Vieira, e o presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Radamés Muniz.
Compondo a mesa de apresentação do evento estavam O Prefeito de Búzios, Mirinho Braga, os Deputados Estaduais Jânio Mendes e Myrian Rios, o presidente do SEBRAE/RJ, Armando Clemente, o Presidente do Forlagos, Ricardo Azevedo, o presidente do Condetur, Octávio Martins, além de Ronald Ázaro, secretário de Estado de Turismo.
Logo após o anúncio de todos os componentes da mesa, houve um seminário apresentado por Ronald Ázaro, onde ele afirmou que futuros investimentos seriam feitos nos municípios do Rio de Janeiro. Além disso, o secretário informou que estudos sobre Potencial Turístico e Desenvolvimento do Turismo Náutico já começaram e já foram aprovadas cinco marinas públicas, em decorrência desses estudos.  Ázaro também abordou a necessidade de criar mecanismos e parcerias com o Governo do Estado para atrair o turismo de qualidade para a região.
Encerrado o seminário, o FORLAGOS e o CONDETUR entregaram uma carta para Ronald Ázaro solicitando melhorias para que haja um desenvolvimento no turismo da região. Entre as reivindicações feitas estavam obras de dragagem da Lagoa de Araruama para melhorar a navegabilidade, duplicação de algumas estradas, como a RJ 106, que liga Maricá a São Pedro da Aldeia, e a BR- 101, que vai da confluência da Via Lagos até Campos. Um novo terminal de passageiros para o Aeroporto Internacional de Cabo Frio, também foi solicitado, além de uma estrada de ferro ligando as cidades do Rio de Janeiro e Itaboraí, abrangendo também o litoral de Maricá.
Dando continuidade ao evento, o público teve a oportunidade de fazer perguntas para as autoridades presentes à mesa, mediados por Isac Tillinger, ex-secretário de Turismo de Búzios. Uma das questões abordadas foi a violência que migrou dos grandes centros urbanos para as cidades do interior do Estado. Sobre este tema, Ronald Ázaro respondeu:   -Em decorrência de uma ação muito forte contra a violência nas áreas metropolitanas a bandidagem se refugiou nas pequenas cidades. Isso já foi percebido e existe uma política de segurança para minimizar esse impacto- afirmou o secretário.
Para o prefeito de Búzios, eventos deste tipo são importantes: – Encontros assim têm o mérito de unir a região. Esse encontro faz que com eu a gente consiga atrair verbas. Verbas não só para Búzios, ou só para Cabo Frio, mas para toda a região. Uma coisa é o município de Búzios chegar pro Governo do Estado de pedir verba, o município de Arraial do Cabo pedir. É diferente se uma região inteira abordar o Governo do Estado dizendo: estamos precisando de estradas, estamos precisando de investimentos, estamos de obras. Essa união nos traz mais força para reivindicar investimentos no turismo da região dos lagos.- disse Mirinho Braga.
 Por comunicabuzios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário