Rio - A Praia de Manguinhos, no município de Armação dos Búzios, Região dos Lagos, deixou de receber aproximadamente 2.160 m³ de esgoto por dia, com a conclusão das obras de saneamento do bairro Cem Braças. O sistema será entregue oficialmente à comunidade na próxima sexta-feira, às 10h, mas já está em funcionamento, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O investimento foi de R$ 1,5 milhão.
A estrutura é composta por 466 metros de interceptores que, somados a 132 metros de linhas de recalque, captam 25 litros de esgoto por segundo. O esgoto é bombeado para uma estação elevatória construída na localidade de Manguinhos e direcionado, através de uma rede de aproximadamente 1,8 km, para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Búzios, no bairro São José. Com capacidade de vazão de 36 litros por segundo, a elevatória vai atender a uma população estimada de 10 mil pessoas.
Complementa o sistema, uma estrutura de interceptação nas saídas de águas pluviais nas praias de Manguinhos, dos Ossos, João Fernandes e Geribá, constituídos por grandes filtros, cujo objetivo é receber a água das chuvas, evitando o carreamento de matéria orgânica e resíduos para as areias. Os filtros retêm a sujeira, permitindo passagem somente para a água limpa.
O Dia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário