Evento reuniu comunidade buziana, escritores, músicos e dançarinos para um fim de semana cultural
Com participação de escritores do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto, o III Encontro Anual de Poetas – Fazendo Arte em Búzios. Organizado pela escritora Sonia Imamura há quatro edições, esse ano o evento contou com o apoio e participação ativa da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele, com sede no Rio Grande do Sul, e membros em todo o território nacional e em vários países.
A abertura no Centro Municipal de Educação Integral – Cemei, da Rasa, reuniu a comunidade buziana, estudantes e interessados em leitura e arte. Autoridades como a secretária de Educação e Ciência, Carolina Rodrigues, o secretário de Cultura, Alan Câmara, deram as boas vindas aos escritores e participantes, que logo em seguida iniciaram um descontraído e interessante bate-papo com o público, sobre literatura. Presentes, os autores: Soninha Porto (RS), Pinheiro Neto (PR), Ana Luiza (RS), Afonso Estebanez. (RJ), Dyandreia Portugal (RJ), Carlos Alberto de Souza (RJ), Selene Antunes (RJ), Márcia Martins, Nancy Cobo (RJ), Telma Moreira (RJ), Diana Balis (RJ), Marisa Rosa (RJ), Jesusa Pérez (RJ) e Manoel Virgílio (RJ).
Shows de música e dança também contribuíram para o sucesso do evento, que contou com as apresentações de Marcos Bahrone, Betinha Rodrigues, e Gisele Lemos.
À noite um coquetel reuniu os participantes na pérgula de vidro da Praça Santos Dumont, no Centro, para o lançamento dos livros dos escritores: Jerusa Perez, Dyandreia Portugal, Gisele Lemos, Soninha Porto, Izabelle Valladares e da Antologia Poemas à Flor da Pele.
No sábado o evento aportou na Praça Santos Dumont, para uma tarde de música e poesia, com apresentações dos artistas, Marcos Assumpção, Da Ghama, J. Barros, Rui e Diana Balis.
Para Sonia Imamura, organizadora do evento, ponto alto do encontro foi a poesia espontânea do guarda municipal Simões, que acompanhando o encontro de arte, ficou emocionado e escreveu na hora uma poesia, lida pelo escritor Afonso Estebanez. A poesia de Simões é uma homenagem ao trabalho do ator gaúcho Marcos Bahrone, que se fantasia de estátua viva e posa nas ruas de Búzios. Acompanhe os versos a seguir:
Estátua Viva (Simões)
Tão grande obra falada
a arte da poesia
e hoje no grande dia
veio a “estátua viva”
inspirar no mais recente
avivar na minha mente
o dom que eu não sabia
onde rimas se encontravam.
Palavras sobre palavras
o dom de fazer poesias.
Grato fico ao criador
por poder ver e ouvir
quem recita tantos versos
e nossa alma cativa
agradeço pelo povo
e quero te ouvir de novo.
Obrigado “Estátua Viva”.
O III Encontro Anual de Poetas – Fazendo Arte em Búzios contou com o patrocínio da Prefeitura de Búzios, sendo promovido pelas secretarias de Educação e Ciência, e Comunicação e Cultura

Nenhum comentário:
Postar um comentário