quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Baixa do dólar diminui movimento em Búzios, cidade querida pelos estrangeiros

A baixa do dólar dos últimos meses preocupa a quem depende do turismo em Búzios. A cidade, que segundo a Embratur, é a sétima que mais recebe estrangeiros no Brasil está vendo a quantidade de visitantes diminuir. Para quem depende do setor, o balneário está na contramão da realidade do país.
Os turistas estrangeiros gastaram no Brasil R$6,22 bilhões nos sete primeiros meses deste ano, 14,5% a mais que no mesmo período do ano passado. Esse cálculo foi feito pelo Banco Central com base nas trocas de câmbio e movimentações com cartões de crédito internacionais. Porém, o que Búzios tem visto nos últimos anos é menos turistas.
Sérgio Rébora, presidente do Convention Bureau, afirma que com a queda do dólar e a concorrência de outros países que oferecem pacotes mais baratos, como o Caribe, a situação se torna inversa.
Os turistas que chegam por aqui estão controlando mais os gastos. O que atraiu a turista argentina que aparece no video foram os pacotes promocionais de viagem, que incluem vários serviços. Segundo ela, os pacotes são bons pois incluem avião, hospedagem, refeição e até mesmo passeio de barco, com direito à caipirinha de graça.
Ednaldo, gerente de agência, perde R$10 a cada viagem de escuna que oferece por meio de hoteis e agências de turismo, mas não vê outra opção para manter o negócio, principalmente neste período. Ele afirma que entrou na crista da onda para sobreviver à baixa temporada, mas por exemplo, nunca tinha visto um turista americano pedir desconto. Atualmente, fazem comparações com outros destinos turísticos.
São justamente esses pacotes promocionais que vêm garantindo o turismo no período de baixa temporada  em Búzios. O problema é que o turista que vêm pra cá aproveitando essas ofertas acaba deixando de utilizar alguns serviços, consome menos e a cidade de uma maneira geral também fatura menos.
Sérgio Rébora também explica que o turista que visita a cidade compra, parcela e paga o pacote em seu país de origem. Além do quê, consome muito pouco na cidade.
Na internet, as agências de turismo oferecem bons descontos e facilidades de pagamento. Mesmo assim, está difícil ver os lucros. Por outro lado, setembro está chegando e a expectativa do setor é de que mais turistas venham para Búzios conhecer o belo pôr do sol da charmosa cidade.
Video:  http://in360.globo.com/rj/noticias.php?id=20176
Bom Dia Rio em 30.08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário